ICVA
Conheça o produto da Cielo
que traz informações importantes
para o varejo a todo momento.
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) é o termômetro do varejo brasileiro. Utilizamos toda nossa tecnologia junto ao time de Inteligência
de Dados, para acompanhar mensalmente a evolução das vendas realizadas em 18 setores,
que vão desde pequenos lojistas a grandes varejistas.
A partir das informações reais do ICVA, conseguimos oferecer uma imagem sobre o cenário do varejo brasileiro aos nossos clientes todo mês.

Em novembro de 2022, o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) aponta que as vendas no Varejo tiveram alta de 1,1% (já descontada a inflação), em comparação com igual mês de 2021.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, tivemos alta de 10,3%.
De maneira geral, os efeitos de calendário beneficiaram o resultado do mês. Esse ano, houve uma quarta-feira a mais - dia da semana em que o comércio é mais ativo. E ainda tivemos uma segunda-feira a menos do que em novembro de 2021.
De acordo com Vitor Levi, Superintendente de Dados e Inovação da Cielo, o comércio continua em recuperação: "Novembro marcou o 13º mês seguido de alta nas vendas. O mês foi ajudado pela Black Friday, quando varejistas fizeram promoções e os consumidores anteciparam compras. Do início do mês até a véspera da data comemorativa, houve um crescimento de 15,6% ante o período comparável do ano anterior".


Com o desconto da inflação e o ajuste de calendário, os macrossetores de Bens Não Duráveis e Serviços registraram crescimento, enquanto Bens Duráveis e Semiduráveis sofreu queda em relação a outubro de 2021.
Postos de Gasolina e Turismo e Transporte foram os segmentos de destaque de Bens Não Duráveis e Serviços, respectivamente.
Já o segmento de Vestuário impactou negativamente o macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis.


De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, quatro regiões apresentaram crescimento em relação a outubro do ano passado: Sul (+ 3,2%), Norte (+1,8%), Nordeste (+1,6%), e Centro-Oeste (+0,4%).
Somente o Sudeste teve queda nas vendas:- 0,1%.
Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário, as vendas na região Sul cresceram 11,8%, seguida pela região Sudeste (+10,2%), Nordeste (+9,0%), Norte e Centro-Oeste, ambas com alta de 8,4%.
Selecione uma região










No terceiro trimestre de 2022, as vendas no Varejo cresceram 1,2%, já considerando o desconto da inflação. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA apresentou alta de 14,7%.


Para ter acesso às informações mais detalhadas sobre regiões e setores, consulte condições através do e-mail
icva@cielo.com.br
Assessoria de Imprensa
Comunicação Corporativa
E-mail: comunicacaocorporativa@cielo.com.br