Cielo Empreendedores

Uma iniciativa Cielo para ajudar os microempreendedores do Brasil a gerir melhor o seu negócio.
O Cielo Empreendedores nasceu da ideia de colaborar com todo novo empreendedor que deseja iniciar seu negócio, sendo um MEI – Microempreendedor Individual. Para se cadastrar no MEI, é necessário ter um total de vendas igual à R$ 81.000,00 por ano, não ser sócio de nenhuma outra empresa, não ter sócio e no máximo de um funcionário. O intuito do conteúdo do site é, além de apresentar o passo a passo sobre como se tornar um MEI, ajudar os novos empreendedores com seus registros financeiros, como juros simples e compostos, fluxo de caixa, custos fixos e variáveis, preços de produtos, lucro desejado etc. A Cielo espera colaborar positivamente para o início do seu negócio.

Aspectos Financeiros - Juros Simples

Podemos definir juros como o rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga pelo empréstimo de dinheiro. No sistema de juros simples, o percentual é aplicado apenas sobre o valor inicial. Geralmente, o juro simples é usado em situações de curto prazo.

Aspectos Financeiros - Juros Composto

Podemos definir juros como o rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga pelo empréstimo de dinheiro. Juros compostos são aqueles em que as taxas são sempre aplicadas sobre o valor inicial + a taxa, referente ao mês anterior. Por exemplo: um financiamento de 50 mil reais a 2% ao mês terá, no primeiro mês, 50 mil + 2% de 50 mil. No segundo mês, vai ser o resultado do primeiro + 2% desse mesmo resultado.

Aspectos Financeiros - Custo de Funcionário

A folha de pagamento é uma das maiores preocupações dos empreendedores. Quando planejar os custos com funcionários, além do salário bruto, há uma série de encargos extras. O trabalhador no regime CLT tem direito a alguns benefícios obrigatórios como férias remuneradas, 13º salário e FGTS. Ao calcular o salário, é sempre importante colocar esses valores na quantia mensal gasta pela empresa.

Aspectos Financeiros - Quanto devo cobrar e quanto vou lucrar?

A precificação de produtos é um processo extremamente importante na vida de lojistas e empresários que desejam obter lucros de seus negócios e crescer de maneira sustentável. Para ter um preço sustentável, é necessário considerar além das vendas, o quanto se gasta para colocar um produto ou serviço no mercado.

Aspectos Financeiros - Fluxo de caixa

Para um negócio ficar de pé, é importante entender todas as entradas e saídas, bem como o resultado final – se é lucro ou se é prejuízo. Manter todos os dados de custos e receitas atualizados garantem que você possa entender e gerir melhor seu negócio, bem como tomar decisões mais baseadas nos dados e informações.

Aspectos Legais - Definir o seu CNAE

O CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas é um código que existe para padronizar as atividades econômicas em todo o Brasil, ele pode indicar benefícios dos quais a sua empresa pode ser favorecida, como ser classificada ou não como MEI. Esse código definirá qual será o foco de atuação do seu empreendimento. Buscamos na apresentação abaixo facilitar a busca desse código.

Aspectos Legais - Meu CNAE pode ser MEI?

Nem todo CNAE pode ser classificado como MEI, devido à natureza de alguns empreendimentos. Antes de dar andamento à sua formalização como MEI, vale a pena conferir abaixo o passo a passo para confirmar se o seu código CNAE está elegível à ser MEI.

Aspectos Legais - Alvará de funcionamento

O Alvará é um registro realizado na prefeitura, por essa razão, cada cidade possui especificações diferentes. Temos algumas dicas sobre o que você precisa saber antes de dar continuidade à formalização do seu empreendimento.

Aspectos Legais - Como abrir meu CNPJ?

No Brasil, o CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídico é um número único que identifica uma pessoa jurídica e junto à Receita Federal. É a “certidão de nascimento” da sua empresa, com esse número ela passará a ser reconhecida em todo território nacional. Aqui você encontra o passo à passo para a formalização do CNPJ de uma MEI.

Aspectos Legais - Impostos obrigatórios

Ao se cadastrar como MEI, sua empresa conta com algumas facilidades para o pagamento de impostos. Indicamos os valores devido a ser pago por tipo de empreendimento e onde encontrar o boleto para pagamento.

Aspectos Legais - Contratação de um funcionário

A regulação permite para MEI a contração de apenas um funcionário. As regulações no arquivo disponível abaixo devem ser seguidas para a contratação seu funcionário, com maior segurança a seu empreendimento.


Cielo

Somos mais do que uma máquina, somos uma empresa de tecnologia e serviços para o varejo. Lideramos o segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina e nos tornamos uma das dez maiores do Brasil em valor de mercado.
Oferecemos um portfólio de soluções inteligentes e conectadas entre si para atender às necessidades dos nossos mais de 1,7 milhão de clientes ativos, desde empreendedores até os maiores varejistas do país.
Inquietos. Somos máquina, internet, celular e toda a inovação que vier. Acreditamos que nenhum negócio nasceu para ficar parado e a nossa vocação é despertar a mesma inquietude em cada um dos nossos clientes.

Saiba mais Seja nosso Cliente ACESSAR MINHA CONTA

DÊ SUA OPINIÃO